Histórico

Anos de amor à Educação

Histórico ISPXA História do Instituto "São Pio X" é vida de muitas vidas.

A educação deve ser o sonho de cada um e o compromisso de todos, para que o homem se humanize e a sociedade se renove.

1961 - As Irmãs Beneditinas da Divina Providência compraram uma chácara cultivada, bonita e rica "em frutos da terra", do Senhor Corrado Pelleschi, situada à Rua 28, atual São Bento, no bairro de Quitaúna, Município de Osasco, São Paulo.
O objetivo da compra era construir uma casa de formação para as futuras Irmãs. Isto, porque São Paulo oferecia mais e melhores condições para as exigências de formação.

Histórico ISPX13/03/62 - Nesse ano fez-se presente a primeira comunidade das Irmãs Beneditinas, em Quitaúna, formada pelas Irmãs: Maurícia Laboranti, Lídia Berlengui e em 12/05/65 as Irmãs: Fátima Brina, Nazaré Amboni e Adriana Simon.
De maneira simples e informal, as Irmãs puseram logo em prática o Apostolado específico da Congregação: Acolher, Assistir e Educar a infância e juventude" (Cf. Const. art.5º).

12/12/62- Iniciaram-se os preparativos do local para a Escolinha que se chamou Instituto "São Pio X".

03/03/63 - Recebe a autorização do MEC para iniciar as aulas a um grupo de 47 crianças. Sua primeira diretora foi a Irmã Nazaré Amboni.

16/08/65 - Teve seu registro definitivo na SEC.

1966 a 1967 - Teve como diretora a Irmã Terezinha Billo.

1968 - Assume a Direção do Instituto "São Pio X", Irmã Maura Moreira.

1970 - Inaugura-se o primeiro Pavilhão Escolar, agora com a capacidade para 419 alunos.

10/07/79 - O MEC aprova o 1º Grau completo, reconhecido pela Portaria COGESP, publicada no Diário Oficial.


Um colégio Católico que busca plantar, no coração de seus educandos, os valores evangélicos como a grande missão de formar verdadeiros cristãos e cidadãos éticos, capazes de transformar a sociedade, na realidade sonhada por Jesus, um mundo como a casa de todos, com justiça e paz.


1980 - Inaugura-se mais um Pavilhão Escolar que possibilitou a matrícula de 2334 alunos.

16/06/84 - É inaugurado o Ginásio Poli-Esportivo.

1990 - Inauguração do novo Pavilhão Escolar; novas Salas de Aula, Biblioteca, Museu, Capelinha e o Salão de Festas/Audiovisual.

1992 - foi autorizado pelos órgãos competentes o funcionamento do 2º grau, o Ensino Médio de hoje.

1994 - o Colégio passou a ser dirigido pela Irmã Maria José Baldessar, que buscou levar avante os desafios que a Educação sempre apresenta.

Hoje, o Instituto São Pio X desfila elegante, em suas linhas arquitetônicas harmonioso, em seu conjunto moderno, em seus equipamentos, e qualificado em sua metodologia de Ensino.